Como eu disse no texto anterior, alugamos um carro por dois dias. No primeiro dia com o carro (e segundo em Gramado) fomos pro Cânion Itaimbezinho. No segundo fizemos o nosso tour Gramado/Canela. Do nosso jeito.
Às 9h30 abre o Teleférico que tem vista pro Parque Caracol. Fomos lá primeiro. Pagamos 36 reais por pessoa. Pode parecer caro de início, mas a vista deslumbrante pra cachoeira Véu de Noiva compensa tudo.
Não resisti
Vista da parte mais alta do teleférico
Em seguida fomos pro Parque do Caracol pra ver essa belezura mais de perto. O parque custa 12 reais pros adultos. Pra crianças de até 5 anos é grátis, e de 6 a 12 anos e acima de 60 paga-se meia entrada. Lá dentro tem muita coisa pra ver, sugiro então programar-se pra ficar pelo menos umas três horinhas. Tem uma visão privilegiadíssima da cachoeira no mirante. Quem quiser pode pagar mais dez reais pra subir num elevador e tirar mais fotos. Achamos cilada, Bino, e não quisemos pagar.
Do mirante vemos isso, simplesmente...
Em seguida, fomos fazer as muitas trilhas que existem no parque. O tempo estava fechando e não pudemos perder muito tempo, escolhemos uma trilha de terra e nos deparamos com esta linda pintura:
Esta é a parte de cima da Véu de Noiva
Fizemos mais trilhas e encontramos mais coisas lindas, mas acho melhor vocês irem pra ver pessoalmente, pois nem sempre as fotos mostram toda a beleza de um lugar. Ah, a famosa escadaria de centenas de degraus que dão na cachoeira estava fechada para reforma. Triste.
No parque ainda tem um café e um trenzinho pra crianças e adultos se divertirem, que faz um passeio em uma parte da mata fechada. Esse nós não fizemos, pois fomos correndo andar de trenó no Alpen Park.
O trenó anda nessa trilha de ferro que você veem na foto, e desce mata abaixo. O passeio é curto, dura uns três minutos, e uma das pessoas (Emiliano, no caso) é quem controla a velocidade do trenó. Sou medrosa e não deixei com que o carrinho fosse muito rápido, mas é muito gostoso e dá vontade de ir mais vezes. Não fomos porque o preço é salgado: 37 reais num trenó duplo. O parque ainda conta com uma montanha-russa não muito grande, cinema 4D, tirolesa e passeio de quadriciclo. Cada atração é paga à parte. Só fizemos o trenó mesmo e fomos correndo pra Vitivinícola Jolimont, que fica na mesma estrada do Alpen Park.
A vinícola é pequena e toda a produção é feita lá, desde a plantação das uvas até o envelhecimento dos vinhos nos barris de carvalho. Quem nos atendeu foi o Glauber, que explicou como são produzidos os vinhos e nos ofereceu a degustação. Gostamos muito da visita e saímos de lá com algumas garrafas (e um pouco mais pobres).
Emilianinho mandou bem nas fotos
Depois de darmos uma passadinha na Catedral de Pedra para fazermos uma foto, fomos direto para o Castelinho Caracol. É uma casa linda em estilo alemão, construída entre 1913 e 1915, época em que não se usava pregos. A casa ainda é da família que a construiu e um dos netos é quem cuida do local, hoje aberto para visitações. Paga-se 10 reais por pessoa para entrar e ver móveis, fotos e objetos antigos. Algumas coisas me deram medo, como o quarto de brinquedos e os berços da época. Lá também tem o apfelstrudel (torta de maçã) mais gostoso da região, além de um tradicional chá feito com as cascas das maçãs. Eu, sinceramente, não gostei. Não agrada meu paladar. Porém, não aconselho vocês a não experimentarem. Tem que comer pra saber, afinal é um APFELSTRUDEL!
O jardim também é muito bem cuidado, uma fofura.
Muito amor por esses relógios cuco alemães
Eu que fiz! Esse fogão é da época da casa, e ainda funciona.
Famosos
Nessa parte do dia eu já estava acabada. O Emiliano ainda me fez visitar uma cervejaria artesanal (a Rasen). Pagamos 10 reais por chopp e ganhamos uma visita à fábrica, que fica ao lado. Gostei, mas passo... a visita é muito fraquinha. E fomos descansar, finalmente!
O terceiro dia foi puxado. Fizemos tuuuudo isso e ainda visitamos a Casa da Velha Bruxa a noite, mas isso eu conto depois. Minha dica é: prestem muita atenção na estrada que liga Canela ao Parque Caracol. No caminho você vai encontrar, além de inúmeras outras atrações (como o Mundo Gelado e o Mundo Encantado Florybal), uma imensidão de casinhas lindas, com janelinhas redondinhas, jardins muito bem cuidados, hortênsias por toda parte e a apaixonante casa feita de madeira redonda. Essa casa não é de visitação, é de alguma pessoa desconhecida e extremamente feliz. Não tenho foto da casa, mas imaginem a casa dos ursos da Cachinhos Dourados e procurem.
Depois eu falo dos outros dias, vou agora corrigir provas, ganhar dinheiro pra fazer outra viagem.
Catedral de Pedra de Canela